Fatores que valorizam os imóveis.

O mercado, através da famosa lei da oferta e procura, determina os valores dos imóveis. A lógica é muito simples: quanto mais pessoas se interessam por morar em determinado bairro, mais os valores aumentam.

Segundo levantamentos, os imóveis tiveram um aumento médio de 120% entre 2008 e 2013, ou seja, mais que dobraram de valor. Foi a maior valorização imobiliária do mundo! A facilidade de crédito e o grande déficit habitacional explicam este aumento absurdo. Atualmente, o mercado imobiliário está com os preços estabilizados, resultado direto do ritmo lento da economia brasileira.

Entretanto, outros fatores influenciam nos valores dos imóveis: regiões que oferecem segurança e serviços (por exemplo, linhas regulares de ônibus urbano) são mais prestigiadas e procuradas. Morar próximo de bancos e mercados é um grande atrativo. Morar próximo ao trabalho ou estudo, também é um grande diferencial, principalmente devido ao trânsito caótico.

Outros fatores podem desvalorizar os imóveis: barulho de feiras e avenidas de grande fluxo; proximidade com cemitérios. Por outro lado, a proximidade de avenidas de grande fluxo pode elevar os valores de salas comerciais.

Apartamentos no mesmo edifício podem variar de valores. Apartamentos nos últimos andares são mais caros. Apartamentos que possuem uma bela vista são mais valorizados. 

FONTE: Tribuna da Bahia, conforme www.creci-rj.gov.br.